Boas Vindas 2011!!!

Este BLOG foi construído no 2º semestre de 2008 como espaço de construção coletiva, não apenas desta página, mas do nosso trabalho. Visava a interação e troca de experiências entre nós, com outros professores, com os alunos, os seus responsáveis e outros interessados em Informática Educativa. De lá pra cá recebemos mais de 1.200 visitas e conseguimos divulgar bastante as nossas atividades.

Desejamos que a qualidade da nossa interação ganhe dimensões muito maiores com construções coletivas on-line, postagens de comentários dos alunos e toda a comunidade escolar e utilização dos Blogs como recurso pedagógico e para isto, cada turma terá a oportunidade de construir o seu próprio Blog, que estará conectado ao BLOG do laboratório.

Não deixem de participar conosco desta experiência!

Visitantes por países:

free counters

11.10.08

Apresentação da Equipe de Informática Educativa - Semana Cultural da UESC II

Durante a Semana Cultural da UESC II (13 e 14 de outubro) a Informática Educativa estará apresentando suas atividades em 3 espaços distintos:

1- Teatro Mario Lago - Abertura do Evento com a apresentação do BLOG do laboratório

2- Pátio do Pedrão - Mostra dos trabalhos selecionados

3- Laboratórios I e II - Abertos à visitação pública com a exposição de todos os trabalhos realizados nos laboratórios em 2008 pelos alunos.

Conheça os temas dos trabalhos que estarão sendo expostos nos laboratórios.

A Equipe de Informática aguarda a sua visita!


Relato sobre a visita ao Museu Nacional - 6º ano

Clique no título para conhecer a webquest de orientação do trabalho!

http://www.museunacional.ufrj.br/

Neste ano de 2008, em que comemoramos os 200 anos da vinda da família real portuguesa ao Brasil, estamos conhecendo um pouco mais dessa história e por isso fizemos uma visita ao Museu Nacional, cujo prédio, de 1808 a 1821, serviu de residência para essa corte portuguesa.

Nessa visita também apreciamos as peças expostas nas salas da Paleontologia, da Evolução do Homem, das Civilizações Mediterrânea e egípcia e da Arqueologia Brasileira. Aprendemos assim, de forma prazerosa e instigante vários conceitos já trabalhados ou que ainda serão estudados nas aulas de História.

Por fim, com essa atividade estamos reconhecendo o valor da educação patrimonial no processo de valorização de nossa herança cultural.

Para demonstrar "o aprendizado" com a " visita ao Museu Nacional"... os alunos fizeram um relato utilizando o programa Power Point " na construção de uma "Apresentação" onde ressaltaram aspectos observados durante a visita:

Nos jardins da Quinta:
1- A fachada do prédio, as estátuas de Dª Leopoldina e de D. Pedro II e os elementos decorativos presentes no jardim como a gruta e o espelho d’água que percorre os jardins da Quinta e 2- Placa depositada no solo à entrada do Museu.
Dentro do Museu:
1- Hall de entrada: Meteorito de Bedengó; 2- Sala dos Meteoritos; 3- Sala da Paleontologia; 4- Sala da Evolução do Homem; 5- Sala das Civilizações Mediterrâneas; 6- Sala da Civilização egípcia; 7- Salas da Arqueologia Brasileira (Luzia/Sambaquis/Cerâmicas).

Equipe de História – 6º ano /2008

Atividade elaborada pela professora Rosana Lopis

Trabalho Cooperativo - Ciências Sociais

DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA -2008
CIÊNCIAS SOCIAIS - 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Equipe de Professores da Unidade São Cristóvão II:
Janecleide Moura de Aguiar (Coordenação pedagógica)
Joana de Angelis Tatiana B. R. Linhares
Teresa Maria F. G. de Araújo


O jogo cooperativo e interdisciplinar “Unidos para construir um mundo melhor” (Vasconcellos, 2004) foi editado pelo Programa de Popularização da Ciência na América Latina e Caribe da OEA em parceria com o MAST.

Em 2006 o jogo começou a ser utilizado pelos professores do Departamento de Sociologia do CPII como estratégia pedagógica no trabalho em sala de aula, mas para tanto foi necessário elaborar cartas específicas que não estavam presentes na dinâmica do jogo (cartas de Sociologia e de Sociedade e Cidadania – como a disciplina Ciências Sociais se chamava na época).
Em 2008 os alunos do 6º ano começaram o processo de elaborar cartas para o jogo, de acordo com os temas, problemas e conceitos já estudados ao longo do ano.

· Além de trabalhar conceitos teóricos das Ciências Sociais (socialização, papéis sociais, status, espaço de sociabilidade, identidade, etc.), os nossos alunos tornam-se protagonistas de uma ferramenta de reflexão sobre problemas sociais observados na atualidade, sendo o processo de construção realizado de forma compartilhada e colaborativa entre alunos e professores.
· Cabe destacar que as cartas apresentadas pelos alunos estão em pleno processo de desenvolvimento. Portanto, “o jogo do 6º ano” ainda não pode ser entendido como um produto acabado e perfeito, até mesmo porque tal construção não está dentro de uma lógica linear de reprodução.
· Entendemos que o reconhecimento de problemas, e também de questionamentos, precisa ser enfrentado por nossos jovens estudantes de forma dialogada e autônoma.
· Enfim, esse tipo de jogo em que as regras baseiam-se na colaboração e não na competição (lógica que contraria a maioria dos jogos que conhecemos), favorece a construção dos valores e atitudes que apontam para o reconhecimento da alteridade e das relações dialógicas, como referências para a construção da identidade social com base no vínculo e no respeito ao outro.


Imagem do tabuleiro. As cartas do jogo foram padronizadas pelos alunos e professores de Ciências Sociais em atividade nos Laboratórios de Informática Educativa.

(Semana Cultural, Unidade Escolar São Cristóvão II, outubro de 2008).

A Evolução da Tecnologia e a Sociedade de Hoje


Vivemos numa época de mudanças de paradigmas, onde há o predomínio do individualismo, do hedonismo e da fragmentação de valores. Época em que o relativismo passa a ser uma das fortes característica de nossa sociedade. Esse é o tempo da globalização, da comunicação em rede e das diferentes mídias eletrônicas.

As velhas identidades, fruto da visão de mundo então vigente na chamada modernidade, estão postas em cheque pela atual sensibilidade, a qual já nos acostumamos a denominar de pós-modernidade. Então, para compreender o que se passa na contemporaneidade, é também necessário observar o que pensa a geração de jovens e adolescentes que a representa, proporcionando a esta geração espaço para reflexão sobre o que se passou, sobre o que ainda estamos vivendo e sobre o que ainda está por vir.

A atividade desenvolvida com o sétimo ano sobre a evolução de aparatos tecnológicos e a sociedade de hoje é um pequeno passo nessa direção.

Inicialmente os alunos assistiram ao vídeo “História das Coisas”, que fala sobre o sistema de produção de mercadorias e sobre o desperdício e o consumismo, lançando questões para reflexão acerca desses pontos e sobre a própria preservação do meio ambiente.

Depois eles foram convidados a preparar uma apresentação, utilizando o programa PowerPoint. Para tal, deveriam pesquisar na Internet imagens de algum artefato tecnológico, escolhido por eles, em diferentes momentos históricos (passado e presente), destacando as características encontradas nos diferentes momentos. Retratando assim, a sua evolução histórica.

Para a conclusão do trabalho, construíram redações abordando suas impressões sobre a evolução da tecnologia (seus benefícios e possíveis malefícios) e a sociedade de hoje.


Redações Selecionadas para a Semana Cultural "Uma noite no museu da Quinta da Boa Vista..."

Coordenador: Bernardino / Professora: Irene.

A partir de uma visita ao palácio em que morou Dom João VI (mais conhecido por nossos alunos do sexto ano como “Dom João Carioca”) e ao museu que ele abriga, os alunos das turmas 2606 e 2608 desenvolveram pequenas narrativas.

A atividade proposta não foi a de que contassem a visita que realmente aconteceu, mas sim a de que imaginassem um fim inesperado para a excursão: e se eu fosse esquecido na Quinta da Boa Vista? O que aconteceria à noite no museu fechado?

Selecionamos algumas dessas “aventuras”. Quase todas apresentam como cenário o museu visitado e falam de peças de seu acervo. Além disso, evocam, de uma forma ou de outra, a figura de Dom João VI, conhecido pelos alunos desde o primeiro trimestre, graças à leitura do livro Dom João Carioca, de Lilia M. Schwarcz.



Clique no título desta postagem para conhecer as intrigantes aventuras!

7.10.08

Novo Trabalho de Ciências e Informática com o 7º Ano: invertebrados

Atenção pessoal! Agora a nossa parceria é com a Equipe de Ciências!

Vocês conhecerão um pouco mais sobre os invertebrados...

O trabalho será realizado em duplas.

Todos os trabalhos de pesquisa valerão no máximo 1,0 ponto. A pontuação será encontrada através da média aritmética dos cinco trabalhos. Ex.: Cada tema pesquisado valendo 1,0 ponto no máximo. O somatório dos totais de pontos divididos pelo número de trabalhos realizados (F1+F2+F3+F4+F5)/5 = média aritmética das pesquisas.

TEMAS DOS TRABALHOS DE PESQUISA

1ª folha: Poríferos e Cnidários

2ª folha: Platelmintos e Nematódeos

3ª folha: Moluscos e Anelídeos

4ª folha: Equinodermos e Artrópodes (parte)

5ª folha: Artrópodes (restante)

Leia as instruções com bastante atenção!

Serão 5 trabalhos, sobre os 5 temas citados anteriormente e para cada um, ao final da aula no laboratório, deverá ser entregue aos professores de Informática Educativa, 1 folha (frente e verso) com as respostas de cada pesquisa. Essas folhas deverão estar rubricadas pelos professores de I. E. e serão entregues aos professores de Ciências semanalmente.

As folhas de perguntas, além de impressas, estarão em um arquivo dentro do atalho da sua "Turma", na pasta "Pesquisa de Ciências", denominados "Temas", que estarão numerados de acordo com as semanas do projeto. Por exemplo: 1ª semana = 1° Tema, sequencialmente, para responder às perguntas sobre o mesmo.

Na folha de resposta, além da identificação da dupla, cada página deverá ter um título (por exemplo: esquemas de poríferos) e as perguntas numeradas. Não será necessário copiar a pergunta, basta colocar na folha de resposta o nº com a resposta correspondente.

Para realização da pesquisa utilizaremos o site "Só Biologia" no seguinte endereço eletrônico: http://www.sobiologia.com.br/

Para utilizar o referido site, será necessário o cadastro de pelo menos um membro da dupla, de modo que, possam ter acesso como usuário e realizar a sua pesquisa.

Após o cadastro, você deverá pesquisar o tema da semana, escolhendo o assunto, através da opção ciências.

Como exemplo o arquivo do 1° tema.

Clique nas imagens abaixo para melhor visualização!






















Bom trabalho!

Aulas no Laboratório 2010

Fotos da Mostra de Música do 6º Ano - Heitor Villa Lobos

Montamos um Blog sobre Heitor Villa-Lobos para auxiliar a produção de vídeo nas aulas de Informática Educativa, como também, para facilitar a reunião de todo material (fotos das turmas, vídeos, letras das músicas, trabalhos, sites visitados e etc.) que seria apresentado na Mostra de Música no Teatro da UESC II, em 15 de julho de 2009.

Agradecemos a participação de todos!

Para visualizar o Blog clique no link:

http://cp2sc2villalobos.blogspot.com/

Eleições 2009 e 2008

Mostra de Música do 7º Ano - 2009

Para vocês recordarem o evento "Era uma vez Carmem Miranda" realizado no Teatro Mário Lago sobre Vida e Obra da "Pequena Notável" - Mostra de música em comemoração ao cinquentenário da morte de Carmem Miranda.

Aulas da Professora Regina Pinto - Inglês