Boas Vindas 2011!!!

Este BLOG foi construído no 2º semestre de 2008 como espaço de construção coletiva, não apenas desta página, mas do nosso trabalho. Visava a interação e troca de experiências entre nós, com outros professores, com os alunos, os seus responsáveis e outros interessados em Informática Educativa. De lá pra cá recebemos mais de 1.200 visitas e conseguimos divulgar bastante as nossas atividades.

Desejamos que a qualidade da nossa interação ganhe dimensões muito maiores com construções coletivas on-line, postagens de comentários dos alunos e toda a comunidade escolar e utilização dos Blogs como recurso pedagógico e para isto, cada turma terá a oportunidade de construir o seu próprio Blog, que estará conectado ao BLOG do laboratório.

Não deixem de participar conosco desta experiência!

Visitantes por países:

free counters

14.10.08

Trabalho de Língua Inglesa com o 7 Ano

Clique no título para conhecer a webquest de orientação do trabalho!

Como surgiu o projeto?

Uma das propostas multidisciplinares desenvolvidas pelo Colégio Pedro II é a Semana Cultural. Nas reuniões realizadas entre Direção, Coordenação Pedagógica e professores do 7o ano, foi escolhido como tema central um passeio pelo mundo.

Na busca pelo engajamento produtivo do aluno no mundo, os professores de Língua Inglesa e os de Informática Educativa procuraram construir um projeto que propiciasse ao aluno ampliar seus conhecimentos sistêmicos (estruturas linguísticas e gêneros textuais), bem como lhe permitisse maior contato com culturas heterogêneas (diferentes cidades pesquisadas) e com as linguagens usadas no mundo virtual, através de sites e programas.

Um outro objetivo também era o de conscientizar os alunos sobre o papel do computador como instrumento de aprendizagem. Assim, aproveitando o tema do livro A Volta ao Mundo em 80 dias, que está sendo trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa, a equipe de inglês orientou os alunos para que pesquisassem sobre algumas cidades importantes no mundo, e situadas em continentes diversos, em que é falada a língua inglesa.

Assim, aproveitando o tema do livro A Volta ao Mundo em 80 dias, que está sendo trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa, a equipe de inglês orientou os alunos para que pesquisassem sobre algumas cidades importantes no mundo, e situadas em continentes diversos, em que é falada a língua inglesa.

Os alunos deveriam pesquisar, então, dados relativos a essas cidades tais como país, data da fundaçâo, localizaçâo, clima, línguas oficiais, unidade monetária, principais pontos turísticos e economia para que aprendessem um pouco mais sobre questões culturais e ampliassem seu conhecimento de mundo sobre as comunidades falantes da língua inglesa.

Além disso, a equipe também pretendia apresentar e discutir as características de guias de turismo e usar os dados pesquisados para trabalhar com os alunos a elaboração desse gênero textual.

Trabalhos de Língua Inglesa com o 6º Ano

Clique no título para conhecer a webquest de orientação do trabalho!

Na sociedade de informação em que vivemos, o acesso às diferentes linguagens existentes é uma forma de se tentar garantir igualdade de oportunidades. Hoje, por exemplo, não se pode pensar o mundo sem a presença do computador. Também a Internet é um fator motivacional significativo no processso de aprendizagem. Diante dessa realidade, a escola não pode ignorar esses aliados tão eficazes.

No Colégio Pedro II, o trabalho do Departamento de Línguas Anglo-Germânicas com as habilidades de leitura e de escrita permite não só o desenvolvimento de conhecimentos sistêmicos, como também o contato com outras culturas - locais e/ou globais. Isso contribui para que o aluno entenda melhor sua língua materna, a realidade em que vive, compreenda as diferenças entre os diversos grupos sociais e possa estabelecer um diálogo com a diversidade.

Cabe à escola, então, fornecer os meios para que o educando seja capaz de lidar com essas diferentes linguagens de forma autônoma e produtiva. E dentro deste contexto, a aprendizagem de uma língua estrangeira constitui um dos elementos que favorecem a integração de saberes. A língua inglesa, por questões sociais, históricas e econômicas, tornou-se fator essencial para o acesso à informação.

Foram objetivos deste projeto:
  • Consolidar conteúdos trabalhados no trimestre (vestuário, relações familiares, present progressive...).
  • Trabalhar as características de uma árvore genealógica (family tree).
  • Favorecer o desenvolvimento de competências sociais (trabalho cooperativo, responsabilidade).
  • Estimular o uso do computador como instrumento de aprendizagem.

Equipe de Inglês e Informática Educativa

13.10.08

MOSTRA VINÍCIUS DE MORAES: o poeta do amor maior


Foi elaborada uma revista eletrônica utilizando o programa Power Point, com o objetivo de apresentar os trabalhos ilustrados sobre poemas e canções do "Poetinha". No laboratório de Informática os alunos gravaram a leitura de alguns poemas e canções que foram associadas as letras e imagens correspondentes.

Os alunos das turmas 804 e 810 interpretaram, primeiramente, em sala de aula com o professor Raiff Magno, os poemas e canções de Vinicius de Moraes. "Após esse momento de reflexão, procuramos realizar uma atividade também visual na qual pudéssemos transferir, para o papel, o imaginário estético da poesia de Vinicius."

"Assim, buscamos uma parceria com a equipe de Informática Educativa, no intuito de viabilizarmos nossa proposta. Dessa forma o trabalho foi realizado em grande estilo, unindo os recursos da informática à sensibilidade da poesia do poeta do amor maior."

Aulas no Laboratório 2010

Fotos da Mostra de Música do 6º Ano - Heitor Villa Lobos

Montamos um Blog sobre Heitor Villa-Lobos para auxiliar a produção de vídeo nas aulas de Informática Educativa, como também, para facilitar a reunião de todo material (fotos das turmas, vídeos, letras das músicas, trabalhos, sites visitados e etc.) que seria apresentado na Mostra de Música no Teatro da UESC II, em 15 de julho de 2009.

Agradecemos a participação de todos!

Para visualizar o Blog clique no link:

http://cp2sc2villalobos.blogspot.com/

Eleições 2009 e 2008

Mostra de Música do 7º Ano - 2009

Para vocês recordarem o evento "Era uma vez Carmem Miranda" realizado no Teatro Mário Lago sobre Vida e Obra da "Pequena Notável" - Mostra de música em comemoração ao cinquentenário da morte de Carmem Miranda.

Aulas da Professora Regina Pinto - Inglês