
1. Apresentação:
Neste ano de 2009 comemoramos os 50 anos de morte do compositor Villa-Lobos. Sua obra é o reflexo de um esforço para transmitir e fixar os diferentes aspectos da música brasileira que a tornam tão única diante do extenso universo musical. Diante da questão do preservação do nosso patrimônio cultural material e imaterial, Villa- Lobos apresenta-se como um elo importante que conduz o aluno a perceber e identificar aspectos que nos caracterizam como povo. Portanto, utilizaremos Villa-Lobos como fio condutor para o conhecimento e vivência cultura brasileira.
Neste ano de 2009 comemoramos os 50 anos de morte do compositor Villa-Lobos. Sua obra é o reflexo de um esforço para transmitir e fixar os diferentes aspectos da música brasileira que a tornam tão única diante do extenso universo musical. Diante da questão do preservação do nosso patrimônio cultural material e imaterial, Villa- Lobos apresenta-se como um elo importante que conduz o aluno a perceber e identificar aspectos que nos caracterizam como povo. Portanto, utilizaremos Villa-Lobos como fio condutor para o conhecimento e vivência cultura brasileira.
A disciplina Educação Musical proporcionará as diferentes vivências e aprendizagens dos aspectos musicais, através de obras de Villa-Lobos e outras fontes e formas de conhecimento musical. A Informática Educativa fornecerá e trabalhará os recursos necessários para aprofundamento e construção prática da produção artística dos alunos.
2. Objetivos:
- Conhecer a importância de Heitor Villa-lobos para a música brasileira, para a educação musical de crianças e jovens e também para a cultura brasileira como um todo.
- Perceber e conhecer as diferentes raízes que formaram a música brasileira através da utilização das obras de Villa-Lobos.
- Identificar aspectos musicais de diferentes raízes na formação da música brasileira
- Interpretar composições de demonstrem as diferentes raízes da música brasileira
2. Objetivos:
- Conhecer a importância de Heitor Villa-lobos para a música brasileira, para a educação musical de crianças e jovens e também para a cultura brasileira como um todo.
- Perceber e conhecer as diferentes raízes que formaram a música brasileira através da utilização das obras de Villa-Lobos.
- Identificar aspectos musicais de diferentes raízes na formação da música brasileira
- Interpretar composições de demonstrem as diferentes raízes da música brasileira
- Apropriar-se dos conhecimentos da microinformática na elaboração das atividades práticas propostas.
3. Avaliação:
A avaliação será contínua, finalizando com a postagem dos trabalhos nos blogs.
O resultado da avaliação fará parte das notas da 2ª Certificação e o projeto dos alunos valerá 2.0 pontos serão divididos da seguinte forma:
1.0 ponto – Atribuído pelos professores da equipe de Informática Educativa (Professores: Jane, George e Márcia)
1.0 ponto - Atribuído pelas professora de Educação Musical ( Yvonne Maria e Tânia Saione)
3. Avaliação:
A avaliação será contínua, finalizando com a postagem dos trabalhos nos blogs.
O resultado da avaliação fará parte das notas da 2ª Certificação e o projeto dos alunos valerá 2.0 pontos serão divididos da seguinte forma:
1.0 ponto – Atribuído pelos professores da equipe de Informática Educativa (Professores: Jane, George e Márcia)
1.0 ponto - Atribuído pelas professora de Educação Musical ( Yvonne Maria e Tânia Saione)