Boas Vindas 2011!!!

Este BLOG foi construído no 2º semestre de 2008 como espaço de construção coletiva, não apenas desta página, mas do nosso trabalho. Visava a interação e troca de experiências entre nós, com outros professores, com os alunos, os seus responsáveis e outros interessados em Informática Educativa. De lá pra cá recebemos mais de 1.200 visitas e conseguimos divulgar bastante as nossas atividades.

Desejamos que a qualidade da nossa interação ganhe dimensões muito maiores com construções coletivas on-line, postagens de comentários dos alunos e toda a comunidade escolar e utilização dos Blogs como recurso pedagógico e para isto, cada turma terá a oportunidade de construir o seu próprio Blog, que estará conectado ao BLOG do laboratório.

Não deixem de participar conosco desta experiência!

Visitantes por países:

free counters

11.10.08

Trabalho Cooperativo - Ciências Sociais

DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA -2008
CIÊNCIAS SOCIAIS - 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Equipe de Professores da Unidade São Cristóvão II:
Janecleide Moura de Aguiar (Coordenação pedagógica)
Joana de Angelis Tatiana B. R. Linhares
Teresa Maria F. G. de Araújo


O jogo cooperativo e interdisciplinar “Unidos para construir um mundo melhor” (Vasconcellos, 2004) foi editado pelo Programa de Popularização da Ciência na América Latina e Caribe da OEA em parceria com o MAST.

Em 2006 o jogo começou a ser utilizado pelos professores do Departamento de Sociologia do CPII como estratégia pedagógica no trabalho em sala de aula, mas para tanto foi necessário elaborar cartas específicas que não estavam presentes na dinâmica do jogo (cartas de Sociologia e de Sociedade e Cidadania – como a disciplina Ciências Sociais se chamava na época).
Em 2008 os alunos do 6º ano começaram o processo de elaborar cartas para o jogo, de acordo com os temas, problemas e conceitos já estudados ao longo do ano.

· Além de trabalhar conceitos teóricos das Ciências Sociais (socialização, papéis sociais, status, espaço de sociabilidade, identidade, etc.), os nossos alunos tornam-se protagonistas de uma ferramenta de reflexão sobre problemas sociais observados na atualidade, sendo o processo de construção realizado de forma compartilhada e colaborativa entre alunos e professores.
· Cabe destacar que as cartas apresentadas pelos alunos estão em pleno processo de desenvolvimento. Portanto, “o jogo do 6º ano” ainda não pode ser entendido como um produto acabado e perfeito, até mesmo porque tal construção não está dentro de uma lógica linear de reprodução.
· Entendemos que o reconhecimento de problemas, e também de questionamentos, precisa ser enfrentado por nossos jovens estudantes de forma dialogada e autônoma.
· Enfim, esse tipo de jogo em que as regras baseiam-se na colaboração e não na competição (lógica que contraria a maioria dos jogos que conhecemos), favorece a construção dos valores e atitudes que apontam para o reconhecimento da alteridade e das relações dialógicas, como referências para a construção da identidade social com base no vínculo e no respeito ao outro.


Imagem do tabuleiro. As cartas do jogo foram padronizadas pelos alunos e professores de Ciências Sociais em atividade nos Laboratórios de Informática Educativa.

(Semana Cultural, Unidade Escolar São Cristóvão II, outubro de 2008).

Nenhum comentário:

Aulas no Laboratório 2010

Fotos da Mostra de Música do 6º Ano - Heitor Villa Lobos

Montamos um Blog sobre Heitor Villa-Lobos para auxiliar a produção de vídeo nas aulas de Informática Educativa, como também, para facilitar a reunião de todo material (fotos das turmas, vídeos, letras das músicas, trabalhos, sites visitados e etc.) que seria apresentado na Mostra de Música no Teatro da UESC II, em 15 de julho de 2009.

Agradecemos a participação de todos!

Para visualizar o Blog clique no link:

http://cp2sc2villalobos.blogspot.com/

Eleições 2009 e 2008

Mostra de Música do 7º Ano - 2009

Para vocês recordarem o evento "Era uma vez Carmem Miranda" realizado no Teatro Mário Lago sobre Vida e Obra da "Pequena Notável" - Mostra de música em comemoração ao cinquentenário da morte de Carmem Miranda.

Aulas da Professora Regina Pinto - Inglês