
Vivemos numa época de mudanças de paradigmas, onde há o predomínio do individualismo, do hedonismo e da fragmentação de valores. Época em que o relativismo passa a ser uma das fortes característica de nossa sociedade. Esse é o tempo da globalização, da comunicação em rede e das diferentes mídias eletrônicas.
As velhas identidades, fruto da visão de mundo então vigente na chamada modernidade, estão postas em cheque pela atual sensibilidade, a qual já nos acostumamos a denominar de pós-modernidade. Então, para compreender o que se passa na contemporaneidade, é também necessário observar o que pensa a geração de jovens e adolescentes que a representa, proporcionando a esta geração espaço para reflexão sobre o que se passou, sobre o que ainda estamos vivendo e sobre o que ainda está por vir.
A atividade desenvolvida com o sétimo ano sobre a evolução de aparatos tecnológicos e a sociedade de hoje é um pequeno passo nessa direção.
Inicialmente os alunos assistiram ao vídeo “História das Coisas”, que fala sobre o sistema de produção de mercadorias e sobre o desperdício e o consumismo, lançando questões para reflexão acerca desses pontos e sobre a própria preservação do meio ambiente.
Depois eles foram convidados a preparar uma apresentação, utilizando o programa PowerPoint. Para tal, deveriam pesquisar na Internet imagens de algum artefato tecnológico, escolhido por eles, em diferentes momentos históricos (passado e presente), destacando as características encontradas nos diferentes momentos. Retratando assim, a sua evolução histórica.
Para a conclusão do trabalho, construíram redações abordando suas impressões sobre a evolução da tecnologia (seus benefícios e possíveis malefícios) e a sociedade de hoje.

Nenhum comentário:
Postar um comentário