Boas Vindas 2011!!!

Este BLOG foi construído no 2º semestre de 2008 como espaço de construção coletiva, não apenas desta página, mas do nosso trabalho. Visava a interação e troca de experiências entre nós, com outros professores, com os alunos, os seus responsáveis e outros interessados em Informática Educativa. De lá pra cá recebemos mais de 1.200 visitas e conseguimos divulgar bastante as nossas atividades.

Desejamos que a qualidade da nossa interação ganhe dimensões muito maiores com construções coletivas on-line, postagens de comentários dos alunos e toda a comunidade escolar e utilização dos Blogs como recurso pedagógico e para isto, cada turma terá a oportunidade de construir o seu próprio Blog, que estará conectado ao BLOG do laboratório.

Não deixem de participar conosco desta experiência!

Visitantes por países:

free counters

18.3.09

PESQUISAS DE CIÊNCIAS 2009:

Olá Pessoal!

Estamos iniciando o trabalho com Ciências, aprimorando a experiência, de bastante sucesso, realizada no ano de 2008.

O trabalho será feito nas aulas de informática e estará dividido em duas partes:
1ª Trabalho de pesquisa (1 ponto)
2ª Produção de apresentação ou trabalho complementar (1 ponto)
Total = 2 pontos divididos por 2 = 1 ponto(2/2= 1)
Esta pesquisa será realizada, conforme as instruções abaixo, fornecidas pela Equipe de Ciências:

Orientações Gerais para as Pesquisas com 6º e 7º anos:

Para ler as instruções clique na imagem:

Formulário da Pesquisa para o 6°ano:

Para visualizar a Pesquisa sobre Rochas e responder as perguntas - clique na imagem:

Como trabalho complementar os alunos do 6º ano deverão usar a planilha Excel para construir um jogo de correspondência abordando o conteúdo pesquisado.

Formulário da Pesquisa para o 7°ano:

Para visualizar a Pesquisa sobre Células e responder as perguntas - clique na imagem:


Para a produção da apresentação do 7º ano os alunos deverão usar o programa Power Point para montar os slides sobre os pontos descritos da seguinte forma:
  1. Preparar um slide de abertura com efeitos especiais contendo a identificação do trabalho: nome dos alunos e professores.
  2. Montar um slide com efeitos especiais para introduzir o título do trabalho acompanhado de um pequeno texto introdutório.
  3. Adicionar, ao slide, uma imagem de Célula Procariota, identificando as estruturas (numeradas na imagem da célula do trabalho de pesquisa), citando as suas funções.
  4. Adicionar, ao slide, duas células eucariotas: uma animal e a outra vegetal, identificando as estruturas (numeradas na imagem da célula do trabalho de pesquisa), citando as suas funções.
  5. Confecionar um slide citando as fontes (sites) utilizadas na pesquisa.

Bom trabalho!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, só uma observação, trabalho com informatica educativa a 4 anos, conheço o site sociencias a algum tempo, mas utilizo ele de forma diferente, criei um login e uma senha somente para os alunos, é algo publico para q eles possam utilizar os sites somatematica, soportugues e os outros da mesma linha. Acho que seria uma maneira mais simples do que fazer com que cada alunos cadastre-se.

Laboratório de Informática Educativa disse...

É uma boa idéia... como estamos iniciando o trabalho...deixamos que os alunos vivenciassem esta experiência, embora bem poucos, alguns ainda não possuem e-mail.

Abraço Equipe do Laboratório

Laboratório de Informática Educativa disse...

Sim, a ideia é boa... mas será que dá certo acessando todos ao mesmo tempo? Lembremos que eles fazem a pesquisa durante a aula de InfoEducativa, são N computadores acessando pelo mesmo login.
(ASR)

Aulas no Laboratório 2010

Fotos da Mostra de Música do 6º Ano - Heitor Villa Lobos

Montamos um Blog sobre Heitor Villa-Lobos para auxiliar a produção de vídeo nas aulas de Informática Educativa, como também, para facilitar a reunião de todo material (fotos das turmas, vídeos, letras das músicas, trabalhos, sites visitados e etc.) que seria apresentado na Mostra de Música no Teatro da UESC II, em 15 de julho de 2009.

Agradecemos a participação de todos!

Para visualizar o Blog clique no link:

http://cp2sc2villalobos.blogspot.com/

Eleições 2009 e 2008

Mostra de Música do 7º Ano - 2009

Para vocês recordarem o evento "Era uma vez Carmem Miranda" realizado no Teatro Mário Lago sobre Vida e Obra da "Pequena Notável" - Mostra de música em comemoração ao cinquentenário da morte de Carmem Miranda.

Aulas da Professora Regina Pinto - Inglês